terça-feira, 19 de junho de 2012

Região Centro-Oeste




Introdução sobre a região

A região é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal e ocupa uma área de 1 606 371,505 km². Localiza-se no extenso Planalto Central. Seu relevo caracteriza-se por terrenos antigos que se tornaram planos devido a intense erosão, originando chapadões.

O clima predominante da região é o tropical semiúmido e úmido, marcado por chuvas de verão. A vegetação principal é a do cerrado. A Centro-Oeste a região que proporcionalmente recebe mais imigrantes, com aproximadamente 36% dos habitantes vindo de outras regiões. Com 13.677.465 habitantes, conforme dados estimados pelo IBGE, a Região Centro-Oeste é pouco populosa em relação a outras do Brasil e principalmente muito pouco povoada.


Hidrografia


       A região é drenada por muitos rios, agrupados em três importantes regiões hidrográficas: Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná (que é a bacia do Rio da Prata, também chamada de bacia Platina).

Tanto para economia quanto para o consume da população do próprio Centro-Oeste do Nordeste, as regiões hidrográficas Tocantins-Araguaia (que ocupa o norte, o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso) e São Fransisco (composta pelo rio São Francisco que é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul) possuem fundamental importância. A necessidade de preservação doesse mananciais de água principalmente, portanto, é evidente para todos.

 


         Vegetação

             No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. No norte e oeste é a  Floresta Amazônica, que é composta por uma vegetação densa e exuberante.

 A maior parte da região é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.

cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
        
Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.



Clima

  clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato GrossoMato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.

O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, são mais altas do que no sul. O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C. Durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C.
         
Nas regiões mais elevadas do Planalto Central ocorre o clima tropical de Altitude e as mínimas são menores podendo ocorrer geadas nessas regiões. Em outras partes da região também é normal ocorrer geadas.

 Os meses de verão são úmidos, porque nessa época, a Planície do Pantanal é uma das áreas mais quentes da América do Sul, e por esse motivo, forma um núcleo de baixa pressão que atrai os ventos úmidos conhecidos como alísios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde às chuvas fortes que caem na região.


               Meio ambiente


          Os danos no setor ambiental oriundos da atividade agropecuária para a região Centro-Oeste são gigantescos. O Cerrado, a vegetação predominante na região, existe hoje em apenas 48,5% de sua cobertura vegetal original, ou seja, já foi desmatado em 51,5%. Outro dado impressionante é que no período de um ano, em média, o desmatamento corresponde a 6500 quilômetros quadrados.
         
          O motivo principal dessa devastação ambiental consiste no avanço da soja e do gado principalmente a partir dos anos 70 e da ocupação do interior brasileiro, muito estimulado durante um certo período histórico.
         
          A atividade agropecuária na região é uma das principais na região, mesmo a população rural não passando de 12%. Esse dado reflete o elevado uso de máquinas nessa atividade, que vem crescendo intensamente desde aproximadamente a década de 1970, e consiste em outro fator importante para a degradação do solo.


Projetos sustentáveis

Com todo esse aumento no desmatamento do Cerrado, ele vem se tornando uma preocupação por parte dos agricultores, cidadãos e principalmente das crianças da região para a preservação da biodiversidade regional. São cada vez mais frequentes manchetes do tipo: “Agricultores diversificam produção e investem no plantio de árvores para aumentar produtividade preservando o meio ambiente
O governo também demonstra preocupação com a questão do meio ambiente ao propor projetos como o seguinte: o governo decretou o PPCerrado em setembro de 2010 que consiste em um plano de ação para o cerrado que prevê o início de um monitoramento permanente do bioma pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos moldes em que é feito na Amazônia. Projetos como esses, embora não efetivamente espetaculares, demonstram ao menos uma preocupação com essa questão ambiental.


Comidas da Região


Na região centro-oeste você pode encontrar diversos tipos de comida de vários lugares. Algumas comidas têm influencia estrangeira.

Goiás: Tutu com linguiça, torresmo, empadão goiano, biscoito polvilho e galinhada são típicas de lá. Algo que os goianos apreciam também é a pimenta-bode e a jurubeba. Carne seca e carne de porco são muito usadas por lá, e tiveram influencia de São Paulo e Minas Gerais.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: os dois estados tiveram influencia de Minas e São Paulo também, onde a carne seca, a farinha de mandioca, o milho foram trazidos de lá. Depois que paranaenses e gaúchos foram para lá, as regiões passaram a possuir mais carne de caça, como peixes.
Distrito Federal: Em Brasília você pode encontrar todos os tipos de comida, pois além de influencia estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões brasileiras.


                       Cultura da região Centro-Oeste


Há uma diversidade da cultura do Centro-Oeste brasileiro enorme, graças as contribuições dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Algumas das manifestações culturais típicas da região são: a cavalhada, em Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; a culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.
As cavalhadas, uma das manifestações típicas de Goiás, ocorrem na cidade de Pirinópolis, são apresentações representando uma luta medieval, entre Cristãos e Mouros, por homens montados a cavalo ao ar livre.

Uma manifestação típica do Mato Grosso é o cururu, que é uma dança com origem indígena, que homenageia alguns santos padroeiros de cidades do interior do estado. Os únicos participantes da festa são alguns homens, que dançam em círculos       ao som de viola, de concho e reco-reco.

                                                   
O Mato Grosso do Sul tem a cultura parecida com a do Mato Grosso, em relação às danças, manifestações, festas. Nelas, acontecem as quadrilhas, que fazem parte do folclore da região Centro-Oeste também. O polca-rock é um ritmo musical bem popular no Mato Grosso do Sul e é a mistura de alguns ritmos como: blues, folk, pop, metal, grunge, progressivo e jazz.

A música sertaneja é um movimento muito forte da região, bem como o forró, visto que tem uma grande porcentagem de nordestinos. O rock, axé, funk, forró, tecno brega, eletrônica são ritmos com grande destaque. No interior, é mais fácil se deparar com as modas de viola e duplas, músicas mais tranquilas.

Na capital, acontece o Brasília Music Festival, onde são apresentados artistas de dentro do país e do exterior também. No cartaz desse festival que ocorre em Brasília, tem um desenho no fundo que foi feito por um grande artista chamado Romero Britto, que é muito conhecido em todo o país e em todo mundo. Existe também o “Capital Fashion Week”, um grande evento de moda de Brasília e os festivais de cinema.



Economia

            A região Centro-Oeste possui um PIB de 278,012 bilhões de reais e um PIB per capita de 22,4 milhões de reais, e um de seus estados, Distrito Federal, possui maior PIB per capita, segundo o IBGE.

              A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Melhores Escolas No Ranking do Enem 2010

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 12 de setembro, as médias por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Das 10 melhores escolas da região Sudeste que tiveram uma participação de 75% ou mais de estudantes na prova, cinco são de Minas Gerais, quatro são do Rio de Janeiro e apenas uma é de São Paulo.


Volêi

Volêi no Rio


O volêi no Rio sempre foi uma potência. No feminino o time que hoje é chamado de Unilever, já conquistou diversos campeonatos. Mas até o ano passado, a cidade não tinha nenhum representante masculino. Ano passado, o empresário Eike Baptista, entrou como patrocinador em um time, o RJX, que logo na sua primeira participação na Superliga chegou as semifinais. O time foi muito bem recebido, a torcida que já acompanhava o feminino passou a lotar o Maracanãzinho para as partidas do RJX.




Jogadores do time RJX se reunindo após um ponto.


Volêi em São Paulo

Diferente do Rio, o volêi em São Paulo tem diversos representantes, tanto no feminino quanto no masculino. São Paulo tem um diferencial de outros estados, que são as categorias de base. São Paulo prepara muito bem os novos atletas para o futuro, eles tem uma visão muito forte para o futuro, preferindo plantar sementes para colher no futuro.




Volêi em Minas Gerais

A hegemônia do volêi mineiro é quase que unânime. Em Minas ficam alguns dos mais tradicionais times de volêi do Brasil, como Minas Tênis Clube, Olympico, Volêi Futuro; São Bernardo/ BMG; entre outros.



Poluição em São Paulo

  • Poluição de São Paulo é quatro vezes maior que o aceitável pela OMS

  •  Poluição em São Paulo mata oito por dia

  • Poluição do Rio Tietê atrapalha bombeiros a resgatar corpos em São Paulo

Vista aérea da cidade de São Paulo
     Essas são só algumas das manchetes que se encontra sobre a poluição em São Paulo.
     A maior cidade do país, com 19 223 897 habitantes, e também maior cento corporativo e econômico da América latina, também é uma das cidades mais poluídas do mundo, devido principalmente à enorme quantidade de automóveis que circulam diariamente na cidade.
     Além da poluição atmosférica a cidade sofre também com a poluição hídrica e poluição sonora, concentrada em seus dois principais rios, o rio Tietê e o rio Pinheiros, que estão altamente poluídos. A cidade se encontra em um Ranking de 10a cidade mais barulhenta do mundo.
    Tamanha a poluição, que muitos dos recém-chegados a cidade tem tendencias a terem muitos problemas respiratórios, e até mesmo cardíacos. Na área metropolitana de São Paulo, estima-se um excesso de 7 mil mortes por ano decorrentes de problemas causados pela poluição do ar – número maior do que os de AIDS e tuberculose somados.

A Menina "que calou o mundo" na Rio 92, volta como ativista para a Rio+20



A Canadense, Severn Suzuki, ficou conhecida na Rio 92, pelo seu discurso, feito aos delegados e aos chefes de estado, como "A menina que calou o mundo". Na época, Severn tinha apenas 12 anos, mas deixou frases marcantes que são lembradas até hoje, uma delas: "sou apenas uma criança e não tenho as soluções, mas quero que saibam que vocês também não têm".
Severn Suzuki, hoje com 32 anos e mãe de dois filhos, retornará ao Rio + 20 como ativista. Ela quer mais uma vez a a atenção dos chefes de estado, para alertar que desde a Rio 92, quase nada mudou.





Para ver a entrevista completa, clique aqui.
Para ver o discurso que Severn Suzuki fez quando tinha 12 anos, clique no video a baixo

Rio + 20


Entre os dias 13 e 22 de Junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferencia da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos após a Eco92, também no rio.
O principal objetivo da reunião é introduzir uma ideia de desenvolvimento sustentável, um modelo econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico.
Durante esse período a cidade vai estar lotada de turistas, pois além dos chefes de estado, a conferência também irá atrair muitas ONG´s ambientalistas. Para evitar uma superlotação, o prefeito Eduardo Paes aprovou uma lei que tornará feriado escolar os dias 20,21,22 . A ideia é que com o feriado, ninguém vá trabalhar ou ir para a escolar e portanto o trânsito diminuirá, principalmente nos "horários de pico", e assim "liberando" a cidade para os turistas. As forças armadas também serão reforçadas para aumentar a segurança dos turistas.

A Conferência terá dois temas principais:
1- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; 2- A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Serão abordados temas como: Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa, Gestão de Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Eficiência Energética, Recursos Hídricos, Construções Sustentáveis, Alimentos Sustentáveis, Educação Ambiental, Turismo Sustentável e Transporte

Mudanças na Cidade do Rio de Janeiro devido a Rio+20






        



    O feriado da Rio + 20, começa oficialmente nessa quarta, dia 20, mas os cariocas já podem notar mudanças na cidade.
         O aumento de policiais na rua, (cerca de 20 mil homens farão o policiamento) e as alterações no sentido do trânsito, são fatores evidentes para todos. Mas além disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai reestringir o espaço aéreo e somente os taxistas legalizados estarão liberados para operar no Aeroporto Internacional do Galeão.
         As aulas de todas as escolas também serão suspensas para diminuir o trânsito, principalmente nos horários de pique.
         A CET-Rio está incentivando o uso de transportes públicos para os moradores do Rio, já que a partir do dia 18, os chefes de estado começarão a chegar e será nescessario interromper o trânsito em diversos horários do dia para a passagem das autoridades.

    • Para saber mais detalhes sobre as alterações no trânsito nos dias dos eventos, clique aqui.

    domingo, 17 de junho de 2012

    Comidas Típicas do Sudeste

    • No Rio de Janeiro umas das comidas típicas é a feijoada. Ela surgiu na época da escravidão, pois os senhores dos engenhos, só comiam as partes nobres do porco. Então, o que sobrava, era misturado ao feijão e dado para aos escravos comerem. Hoje, a feijoada é um prato "mais elaborado", e muito famoso em todo o Brasil.

    Feijoada

    • No Espirito Santo, o prato típico é a moqueca.
    Moqueca de Peixe
     

    • Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, bolo de fubá, angu, feijoada, e etc.
    Pão de Queijo

    •  Em São Paulo, o virado à paulista, a carne de panela, o cuscuz paulista, a mousse de café e o quentão, são alguns dos pratos típicos. Além das contribuições das cominudades de imigrantes que mantiveram seus hábitos alimentares, como os japoneses, italianos e norte-americanos. O prato mais consumido em São Paulo é a Pizza, que é de origem Italiana. Uma curiosidade, é o beijinho, doce que hoje é feito com leite condensado e côco, e era a sobremesa servidas às moças pelas futuras sogras.
    o   
     
    Cuscuz

    Rio + 20 - Cúpula dos povos

    Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

    Tentativa de Roubo perto da Cúpula dos Povos

    Uma tentativa de assalto causou tumulto e correria na manhã deste domingo (17) no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Um homem quebrou o vidro de um carro, que estava estacionado perto da Praça Paris, para roubar o GPS do veículo, mas foi surpreendido por cerca de 20 policiais militares que fazem o patrulhamento da região. Na hora do tumulto, uma família chegou a correr em direção às tendas onde ocorre o evento gritando que teria ouvido tiros. Diversas pessoas que faziam exercício no local e participantes do evento ficaram assustados e correram.
    Desde o início da semana passada, o patrulhamento na região foi reforçado para a realização da Cúpula dos Povos, maior evento paralelo à Rio+20, que acontece no Aterro. A tentativa de roubo deixou pedestres e participantes do evento assustados. O dono do carro, que trabalhava em uma obra próximo ao local, foi chamado.

    Leia Mais!

    Rio + 20

     

     

     

     

    Texto da Rio+20 não garante futuro e pode provocar cataclisma

    As propostas em discussão pelos países na Rio+20 não garantem um desenvolvimento mais sustentável e podem levar a um “cataclisma social e ambiental”. A opinião é do teólogo e escritor Leonardo Boff.
    “As propostas em discussão não garantem o futuro e podem, inclusive, provocar um grande cataclisma social e ambiental”, disse em entrevista ao G1, após participar de uma mesa de debates no Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20, organizado pelo Pacto Global das Nações Unidas, que acontece no Windsor Barra Hotel.
    Para o teólogo, sem uma mudança profunda do modelo econômico adotado pelos países – classificado por ele de “pacto de suicídio global”, pouco pode se esperar do documento final da conferência.

    Leia Mais!

    Amazônia Eterna



    "Uma floresta que gera esperança, oportunidades e futuro. A maior floresta tropical do planeta já abriga diversas iniciativas que aliam com sucesso ecologia e economia. A Amazônia não é só a grande causa da humanidade, é também a protagonista das mudanças que irão ditar nosso futuro."

     Seque a seguir iniciativas bem sucedidas do uso sustentável da floresta, abordando os diversos temas que cercam as discussões sobre o maior bioma tropical do planeta:
    Introdução / Agricultura Sustentável / Água / Biodiversidade / Ciência / Clima / Ecoturismo / Educação /Energia / Índios / Indústria / Latifúndios / Logística / Madeira / Peixes / Rios Voadores / Serviços Ambientais

    Fonte:  http://www.amazoniaeterna.com.br/

    Círio de Nazaré


    O Círio de Nazaré é uma grande festa religiosa iniciada em 1793, em Belém do Pará, que reúne milhares de romeiros e devotos de todas as regiões do Brasil além de ser reconhecida como umas das maiores festas populares da Região Norte.

    Cantos da Floresta




    Mais uma música do grupo Raízes Caboclas: Cantos da Floresta.

    quinta-feira, 14 de junho de 2012

                                               As Regiões do Brasil



    Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste

    terça-feira, 12 de junho de 2012

    Problemas Ambientais no Sudeste

    Alagamentos 

     
    As chuvas no sudeste são muito preocupantes, principalmente nos últimos anos, onde elas vêm provocando alguns estragos, como os constantes alagamentos nas ruas de São Paulo e a tragédia do ano passado na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em Teresópolis esses acontecimentos vêm ocorrendo com uma maior frequência, por isso o governo já está tomando medidas para minimizar esses problemas.
    Ano passado, em Teresópolis, após dias chovendo, houveram vários desmoronamentos e muitas mortes. Muitas pessoas podem pensar que o principal e único motivo para a grande tragédia foi a chuva em excesso, quando na verdade não foi só isso. A construção de casas em lugares não seguros também foi um fator essencial, pois as encostas das montanhas foram prejudicadas e como consequência as mesmas desmoronaram com a chuva.  
    Em São Paulo esses acontecimentos ocorrem com mais frequência pois após algumas horas de chuva, várias partes da cidade ficam sempre alagadas. Um dos fatores que contribuem para isso, é o mal escoamento da chuva: como a maior parte do solo é asfaltado, não tem como a água da chuva penetrar no solo. Os bueiros deveriam ser os responsáveis por isso, mas como a maioria das pessoas jogam lixo nas ruas inconscientemente, esses acabam parando nos bueiros, entupindo-os, e a absorção da água fica cada vez mais demorada e difícil.
     

    Trânsito

    As cidades do sudeste são as mais populosas do país, pois a maioria oferece grandes facilidades de vida. Com a constante melhora da vida brasileira, cada vez mais, as pessoas conseguem comprar seus carros e isso está contribuindo para o aumento de trânsito dessas cidades. As filas quilométricas de carro, para quem mora em cidade grande, já é uma coisa muito comum e cotidiana para a maioria. Apesar disso, é quase inevitável o estresse diário dos motoristas e isso pode ser extremamente prejudicial para a saúde deles. E os motoristas não são os únicos que são afetados, o meio ambiente também é, ja que com quanto mais horas os carros estão parados no transito, mais estão soltando gases poluentes a atmosfera.








    Mata Altantica

                                          Mata Atlântica

    http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/mata-atlantica-ambiente.jpgA Mata Atlântica foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul. Porém, devido ao grande desmatamento, principalmente a partir do século XX, foi extremamente reduzida. Hoje, restam menos de 10% da sua formação original, que acompanhava toda a linha litoral brasileira e chegava até a Argentina e o Paraguai. Apesar de reduzida em poucos fragmentos, a bio diversidade de seu ecossistema é um dos maiores do planeta.
    Apesar do desmatamento ter começado no nordeste, a partir do século X VIII, ele se ampliou para o Sudeste com o descobrimento do ouro em Minas Gerais e principalmente com Ciclo do Café, que se estendeu desse século até a metade do século XIX, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esses dois fatores fizeram com que a Mata Atlântica fosse extremamente devastada.
    Hoje, o desmatamento ainda ocorre, apesar de ser bem menos do que no passado. Entre os anos de 2002 e 2008, houve uma supressão de 2.742km², sendo Minas Gerais, o estado que mais desmatou. No ano de 2010, nos estados do sudeste, só restavam cerca de 20% no Rio de Janeiro, 15% em São Paulo, 10% em Minas Gerais e 11% no Espírito Santo, da sua formação original
    Contribuem para o alto de grau de devastação da Mata Atlântica a expansão da indústria, da agricultura, do turismo, que são fatores muito presentes da Região Sudeste. Para tentar amenizar a situação, ou pelo menos diminuir e acabar de uma vez por todas com o desmatamento, é preciso que haja a adoção de critérios de sustentabilidade em todas as atividades humanas: As indústrias, o comércio, a agricultura, para adotar modelos de produção menos agressivos ao ambiente, o poder público, no sentido de garantir a fiscalização ambiental e a elaboração e cumprimento de leis, e a população também, conscientizando-se e começando a exigir padrões de sustentabilidade enquanto consumidores. Ou seja, é necessário que haja um esforço coletivo da parte de todos.

    Bike rio


    Bike Rio
     http://ww2.mobilicidade.com.br/sambarjpt/imgnovo/banner-fixo.jpg


    A Prefeitura do Rio, em conjunto com a empresa concessionária Serttel, e parceria do Itaú, criou o programa Bike Rio de aluguel de bicicletas.
    Esse projeto tem uma relação direta com o esforço da prefeitura de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Com esta iniciativa, ajudamos a melhorar a questão da sustentabilidade e da mobilidade urbana.
    Outro esforço da prefeitura em parceria com Serttel e Itaú, tem sido aumentar a malha cicloviária e que vamos dobrar até o final do ano que vem, chegando a 300 km.


    “O projeto tem também como objetivo:
    http://www.ciclovivo.com.br/media/fotos/fot_3675/002_28%20de%20outubro%20de%202011%20-%20gustavo%20rampini_.jpg·               Introduzir a bicicleta como modal de Transporte Público saudável e não poluente.
    ·           Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis.
    ·            Redução dos engarrafamentos e da poluição ambiental nas áreas centrais das cidades.
    ·           Promover a humanizãção do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.” – Declara a Itaú em conjunto com a Serttel


    Valorizar a bicicleta como meio de transporte sustentável é o principal objetivo do projeto Bike Rio, contribuindo, assim, para a redução dos engarrafamentos nas áreas centrais das cidades e para a integração com outros meios de transporte, como metrô e ônibus, facilitando a mobilidade urbana. Vale destacar também que a bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta e o seu uso no dia a dia colabora para a diminuição da poluição nos grandes centros urbanos, ressalta Angelo Leite, presidente daSerttel.
    http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/files/2012/03/Bike-Itau-ok.jpg “O Itaú mantém relação de longa data com o Rio de Janeiro e acreditamos no potencial socioeconômico da cidade. O objetivo do banco ao patrocinar o projeto Bike Rio é justamente contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, além de cooperar com a melhoria da infraestrutura para os eventos que o Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, como o Rio+20 e a Copa do Mundo FIFA 2014”, afirma Zeca Rudge, vice-presidente executivo do ItaúUnibanco.  

    Projetos Sustentáveis em SC

    Santa Catarina incentiva negócios sustentáveis

    Parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae fomenta criação de empresas que reutilizem resíduos sólidos da indústria
    Florianópolis – Um projeto incentivará a criação de negócios que reutilizem resíduos sólidos gerados pelas indústrias de Santa Catarina. É o Polos de Economia Verde, que integra a iniciativa Nova Economia@SC, uma parceria entre o governo do estado e o Sebrae em Santa Catarina. O objetivo é reduzir o impacto ambiental da atividade no estado e gerar desenvolvimento por meio de projetos sustentáveis.
    A Nova Economia@SC será lançada nesta sexta-feira (04), em Joaçaba (SC). "Fortaleceremos os setores industriais de Santa Catarina, atuando para aumentar a competitividade das empresas e ajudá-las a acessar novos mercados”, adianta o governador Raimundo Colombo. “São ações de capacitação e diagnóstico, acompanhamento individual e inovação do Sebrae em Santa Catarina”, completa.
    A iniciativa prevê ainda outros programas, como o Polos Industriais, que fortalecerá micro e pequenas empresas (MPE) em mais de 40 setores. O programa deverá atender ao menos 2,4 mil empreendimentos. Agentes do Sebrae auxiliarão os empresários a aumentar a competitividade de seus produtos e a acessar novos mercados. “Pretendemos potencializar as indústrias. Será possível oferecer estratégias para melhoria de gestão, consultorias com informações gerenciais e orientações para o desenvolvimento de competências e solução de problemas empresariais”, afirma o superintendente do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli.
    A Nova Economia@SC também vai promover o Juro Zero, que concede empréstimos sem juros para empreendedores individuais (EI). O programa, lançado no ano passado, ainda oferece orientações sobre a gestão dos negócios aos beneficiados. Outros itens da iniciativa são o Desenvolvimento Territorial, que incentiva o empreendedorismo em regiões de baixo Índice de Desevolvimento Humano (IDH), e o Ilumina, que levará internet banda larga para estas localidades.

    Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/13442619/ultimas-noticias/santa-catarina-incentiva-negocios-sustentaveis/

    Oktoberfest de Blumenau

    Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão blumenauense nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Sua primeira edição foi realizada em 1984. Consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest é a confraternização de gente de todas as partes.
    Ela nasceu inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que deu seus primeiros passos em 1810, no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia.
    Em Blumenau, a Oktoberfest está na alma do povo, faz parte da história de cada um.

    Desfile da Oktoberfest 2011: