terça-feira, 12 de junho de 2012

Mata Altantica

                                      Mata Atlântica

http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/mata-atlantica-ambiente.jpgA Mata Atlântica foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul. Porém, devido ao grande desmatamento, principalmente a partir do século XX, foi extremamente reduzida. Hoje, restam menos de 10% da sua formação original, que acompanhava toda a linha litoral brasileira e chegava até a Argentina e o Paraguai. Apesar de reduzida em poucos fragmentos, a bio diversidade de seu ecossistema é um dos maiores do planeta.
Apesar do desmatamento ter começado no nordeste, a partir do século X VIII, ele se ampliou para o Sudeste com o descobrimento do ouro em Minas Gerais e principalmente com Ciclo do Café, que se estendeu desse século até a metade do século XIX, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esses dois fatores fizeram com que a Mata Atlântica fosse extremamente devastada.
Hoje, o desmatamento ainda ocorre, apesar de ser bem menos do que no passado. Entre os anos de 2002 e 2008, houve uma supressão de 2.742km², sendo Minas Gerais, o estado que mais desmatou. No ano de 2010, nos estados do sudeste, só restavam cerca de 20% no Rio de Janeiro, 15% em São Paulo, 10% em Minas Gerais e 11% no Espírito Santo, da sua formação original
Contribuem para o alto de grau de devastação da Mata Atlântica a expansão da indústria, da agricultura, do turismo, que são fatores muito presentes da Região Sudeste. Para tentar amenizar a situação, ou pelo menos diminuir e acabar de uma vez por todas com o desmatamento, é preciso que haja a adoção de critérios de sustentabilidade em todas as atividades humanas: As indústrias, o comércio, a agricultura, para adotar modelos de produção menos agressivos ao ambiente, o poder público, no sentido de garantir a fiscalização ambiental e a elaboração e cumprimento de leis, e a população também, conscientizando-se e começando a exigir padrões de sustentabilidade enquanto consumidores. Ou seja, é necessário que haja um esforço coletivo da parte de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário