segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sudeste

Região Sudeste - caracteristicas gerais



                             Conheça um pouco da História

     A região sudeste do Brasil é composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Espirito Santo. 
     Em São Paulo formou-se a primeira cidade não proveniente de uma capitania hereditária. Em 1808 a Família Real, fugindo de tropas napoleônicas se instala no Rio de Janeiro. Dom João Pedro I lidera os movimentos de liderança e em 7 de setembro de 1822, proclama a independência Brasileira às margens do rio São Paulo, tornando-se o novo imperador do Brasil
     Em 1889 a monarquia é derrubada e é proclamada a República, onde as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder. 




                                                                 População 
                                                             
     A região Sudeste é a de maior população no país e é também a região com maior densidade demográfica e o mais alto índice de urbanização. 
     As duas maiores metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, estão localizadas nessa região. 















Vegetação

Vegetação - O sudeste tem uma grande variedade de vegetação. É constituída principalmente pela Mata Atlantica, Cerrado e Vegetação Litorânea.






Clima 

Tropical (laranja) -Em parte dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo; Tropical de Altitude (bege) - Nas áreas serranas ;
Subtropical (marrom) - No sul do estado de São Paulo.






  Hidrografia

Esses são alguns dos principais rios da região sudeste: Paraná, Tietê, Paranapanema, Paraíba do Sul, Doce e Jequitinhonha. Eles têm grande importância na região, pois ajudam a gerar energia elétrica e a navegação. O Rio tietê, por exemplo, fica localizado em São Paulo, e é um dos mais importantes da região. Lá, foram construídas importantes usinas hidrelétricas com o objetivo de fornecer eletricidade para os arredores.
Na região sudeste ainda é possível encontrar as nascentes de duas importantes bacias hidrográficas do país: a bacia do rio Paraná e a do rio São Francisco.



Um pouco sobre a Cultura


http://2.bp.blogspot.com/-2SxGdstdQIg/Tzprej4rQeI/AAAAAAAABjQ/JYdIfL8ASUA/s1600/SAO-PAULO-2.jpg     A cidade de São Paulo possui uma ampla rede de teatros, instituições de ensino, museus e galerias de arte. A cidade tem um aspecto bem heterogêneo culturalmente já que a cultura paulistana é resultado da junção da cultura de vários povos que emigraram pra lá durante a primeira Republica.
A cidade tem referencia em muitas manifestações culturais, como musica, literatura, arte, fotografia, pintura e outras. A cidade é praticamente um museu aberto e tem prédios de valores inestimáveis por terem feito parte da historia política e econômica do Brasil. 
http://1.bp.blogspot.com/-CoLg2T8Zl4o/T0_PFKW8A-I/AAAAAAAAA_o/Jse-q8unFt4/s1600/rio-de-janeiro.jpgO Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo. Além das incríveis praias, tem-se verdadeiras maravilhas do mundo como o Cristo Redemptor e o Pão de Açúcar. Ainda dentro desta referencia ao turismo cultural, encontra-se o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM)
Possui ainda o maior evento a céu aberto: O Carnaval no Sambódromo da Marques de Sapucaí. E além disso, existem os blocos de rua, que ressurgiram após longo tempo e ganham mais força a cada ano. 
http://www.blog.1500brasil.com.br/wp-content/uploads/2011/07/turismo-ouro-preto.jpg     Minas Gerais é uma cidade com importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil Colonial. A religiosidade tem influencia marcante no povo, principalmente nas festas folclóricas. 
A cozinha mineira a carne de porco é muito presente e tem muitos pratos típicos que são famosos no Brasil, como leitão a pururuca e o feijão tropeiro. Os doces mineiros são famosos, especialmente o doce de leite, a goiabada e a ambrosia. O pão-de-queijo é uma das referencias da cozinha mineira.  





http://midia.folhavitoria.com.br/img/lib/2012/02/domingo_andrea_pena__531dc79845.jpg     A cultura do Espírito Santo sofre influencia de alemães, italianos e afrodescendentes, o que gera diversas manifestações culturais e festas singulares. Há a tradicional festa de Corpus Christi, realizada por volta dos meses de maio e junho. 
Os principais eventos do estado são de entretenimento, culturais e musicais, o maior evento  do estado é a Vitoria Stone Fair, maior exposição de Rochas Ornamentais do mundo, porém existem vários outros de importância quase igual, voltados ao setor agropecuário e ao setor alimentício





Renda no sudeste


80.364.410 (2010)

R$ 1.698.590.366,00 (2008)
R$ 759,00 (2009)
10 a 14 anos: 1,8 %   
                                         15 ou mais: 5,4 %

IBGE


     No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na Região Sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobrás.  Em Minas Gerais as principais jazidas eram de extração de ferro, manganês, bauxita e ouro, o local ficou conhecido de quadrilátero ferrífero. Nesse mesmo momento ocorreu a construção de várias usinas hidrelétricas, fato importante, pois havia uma crescente demanda de energia para abastecer ou suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio.  
     A região cresceu, se tornou a mais industrializada do pais, gerando emprego (principalmente nos setores secundários e terciários) e hoje abriga mais de metade da população brasileira. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

 Mortalidade

     Enquanto em 2001, as taxas do Estado do Rio de Janeiro e do Sudeste foram iguais (18,3), em 2007, a região, que engloba também os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, conseguiu uma redução maior do que a do Rio de Janeiro no índice. Neste período, a taxa de mortalidade ficou em 14,6 no Sudeste. No Rio, o índice foi de 14,3.

 Escolaridade 

     A pesquisa do Ipea mostrou que a população de 15 anos ou mais do Rio de Janeiro teve média de anos de estudo superior à do Sudeste e à do Brasil nos anos pesquisados. Em 2001, o resultado no estado foi de 7,5 anos. Já em 2009, a média fluminense foi de 8,4 anos. No Sudeste, o resultado foi de 7,1 anos de estudo, em 2001, e de 8,2, em 2009. Enquanto isso, a média brasileira ficou em 6,4 anos de estudo, em 2001, contra 7,6, em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário