Região Sudeste
Conheça um pouco da Historia

Em São Paulo formou-se a primeira cidade não proveniente de uma capitania hereditária. Em 1808 a Família Real, fugindo de tropas napoleônicas se instala no Rio de Janeiro. Dom João Pedro I lidera os movimentos de liderança e em 7 de setembro de 1822, proclama a independência Brasileira às margens do rio São Paulo, tornado-se o novo imperador do Brasil.
Em 1889 a monarquia é derrubada e é proclamada a Republica, onde as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezavam no poder.
Populaçao
A região Sudeste é a de maior população no país e
é também a região com maior densidade demográfica e o mais alto índice de urbanização.
As duas maiores metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, estão localizadas nessa região.
Vegetação
Vegetacao - O sudeste tem uma grande variedade de vegetação, é constituída principalmente pela Mata Atlantica, Cerrado e Vegetação Litorânea.
Clima

Hidrografia
A cidade de São Paulo possui uma ampla rede de teatros, instituições de ensino, museus e galerias de arte. A cidade tem um aspecto bem heterogêneo culturalmente já que a cultura paulistana é resultado da junção da cultura de vários povos que emigraram pra lá durante a primeira Republica.
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo. Além das incríveis praias, tem-se verdadeiras maravilhas do mundo como o Cristo Redemptor e o Pão de Açúcar. Ainda dentro desta referencia ao turismo cultural, encontra-se o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM)
Minas Gerais é uma cidade com importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil Colonial. A religiosidade tem influencia marcante no povo, principalmente nas festas folclóricas.
A cultura do Espírito Santo sofre influencia de alemães, italianos e afrodescendentes, o que gera diversas manifestações culturais e festas singulares. Há a tradicional festa de Corpus Christi, realizada por volta dos meses de maio e junho.
Renda no sudeste
No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na Região Sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras. Em Minas Gerais as principais jazidas eram de extração de ferro, manganês, bauxita e ouro, o local ficou conhecido de quadrilátero ferrífero. Nesse mesmo momento ocorreu a construção de várias usinas hidrelétricas, fato importante, pois havia uma crescente demanda de energia para abastecer ou suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio.
Veja mais postagens da região Sudeste - Clique Aqui
Vegetação

Clima

Tropical, Tropical de Altitude (Em áreas serranas), Subtropical úmido(sul do estado de são Paulo)
Tropical (Em parte dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo), Tropical de Altitude(nas áreas serranas), e subtropical (no sul do estado de São Paulo)
Hidrografia
Esses são alguns dos principais rios da região sudeste: Paraná, Tietê, Paranapanema, Paraíba do Sul, Doce e Jequitinhonha. Eles têm grande importância na região, pois ajudam a gerar energia elétrica e a navegação. O Rio tietê, por exemplo, fica localizado em São Paulo, e é um dos mais importantes da região. Lá, foram construídas importantes usinas hidrelétricas com o objetivo de fornecer eletricidade para os arredores.
Na região sudeste ainda é possível encontrar as nascentes de duas importantes bacias hidrográficas do país: a bacia do rio Paraná e a do rio São Francisco.
Um pouco sobre a Cultura
Um pouco sobre a Cultura

A cidade tem referencia em muitas manifestações culturais, como musica, literatura, arte, fotografia, pintura e outras. A cidade é praticamente um museu aberto e tem prédios de valores inestimáveis por terem feito parte da historia política e econômica do Brasil.

Possui ainda o maior evento a céu aberto: O Carnaval no Sambódromo da Marques de Sapucaí. E além disso, existem os blocos de rua, que ressurgiram após longo tempo e ganham mais força a cada ano.

A cozinha mineira a carne de porco é muito presente e tem muitos pratos típicos que são famosos no Brasil, como leitão a pururuca e o feijão tropeiro. Os doces mineiros são famosos, especialmente o doce de leite, a goiabada e a ambrosia. O pão-de-queijo é uma das referencias da cozinha mineira.

Os principais eventos do estado são de entretenimento, culturais e musicais, o maior evento do estado é a Vitoria Stone Fair, maior exposição de Rochas Ornamentais do mundo, porém existem vários outros de importância quase igual, voltados ao setor agropecuário e ao setor alimentício
Renda no sudeste
- 80.364.410 (2010)
- R$ 1.698.590.366,00 (2008)
- R$ 759,00 (2009)
- 10 a 14 anos: 1,8 % 15 ou mais: 5,4 %
IBGE

A região cresceu, se tornou a mais industrializada do pais, gerando emprego (principalmente nos setores secundários e terciários) e hoje abriga mais de metade da população brasileira.O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul
Mortalidade
Enquanto em 2001, as taxas do Estado do Rio de Janeiro e do Sudeste foram iguais (18,3), em 2007, a região, que engloba também os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, conseguiu uma redução maior do que a do Rio de Janeiro no índice. Neste período, a taxa de mortalidade ficou em 14,6 no Sudeste. No Rio, o índice foi de 14,3.
Escolaridade
A pesquisa do Ipea mostrou que a população de 15 anos ou mais do Rio de Janeiro teve média de anos de estudo superior à do Sudeste e à do Brasil nos anos pesquisados. Em 2001, o resultado no estado foi de 7,5 anos. Já em 2009, a média fluminense foi de 8,4 anos. No Sudeste, o resultado foi de 7,1 anos de estudo, em 2001, e de 8,2, em 2009. Enquanto isso, a média brasileira ficou em 6,4 anos de estudo, em 2001, contra 7,6, em 2009.
Veja mais postagens da região Sudeste - Clique Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário