segunda-feira, 11 de junho de 2012

Região Centro - Oeste



A região Centro-Oeste é composta por três estados e o Distrito Federal. Os estados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Sua vegetação predominante é o Cerrado e seu relevo é composto majoritariamente por planaltos e planícies. Veja a seguir informações detalhadas sobre a cultura, a questão do meio ambiente, a tecnologia das cidades e alguns rituais típicos da região.



Comidas da Região :
Na região centro-oeste você pode encontrar diversos tipos de comida de vários lugares. Algumas comidas têm influencia estrangeira.
Goiás: Tutu com linguiça, torresmo, empadão goiano, biscoito polvilho e galinhada são típicas de lá. Algo que os goianos apreciam também é a pimenta-bode e a jurubeba. Carne seca e carne de porco são muito usadas por lá, e tiveram influencia de São Paulo e Minas Gerais.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: os dois estados tiveram influencia de Minas e São Paulo também, onde a carne seca, a farinha de mandioca, o milho foram trazidos de lá. Depois que paranaenses e gaúchos foram para lá, as regiões passaram a possuir mais carne de caça, como peixes.
Distrito Federal: Em Brasília você pode encontrar todos os tipos de comida, pois além de influencia estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões brasileiras.
A música típica destes estados é a musica sertaneja muitas vezes interpretada por uma dupla.
Possui em sua hidrografia os rios: Xingu, Paraná, Tocantins, Araguaia e etc.


Segundo o IBGE a região Centro-Oeste é pouco povoada, cerca de 14.050.340 habitantes.


A região Centro-Oeste tem sua economia baseada na pecuária.






Centro-Oeste: A questão do meio ambiente e a tecnologia:
A questão do meio ambiente na região Centro-Oeste é muito discutida, pois assim como com as outras regiões brasileiras, os danos oriundos do desenvolvimento da agropecuária são intensos. A vegetação predominante na região Centro-Oeste, o Cerrado, existe hoje em apenas 48,5% da sua cobertura vegetal original, ou seja, o Cerrado já foi desmatado em 51,5%. Outro dado impressionante é que no período de um ano, o desmatamento corresponde a 6500 quilômetros quadrados, em média. O motivo principal dessa devastação ambiental consiste no avanço da soja e do gado principalmente a partir dos anos 70 e da ocupação do interior brasileiro, muito estimulado durante certo período histórico.
Com todo esse aumento no desmatamento do Cerrado, ele vem se tornando uma preocupação por parte dos governos para a preservação da biodiversidade regional. Um destaque importante também que o governo vem dando é para a necessidade da
preservação de mananciais de água, uma vez que a região a região tem três importantes regiões hidrográficas: Tocantins-araguaia, São Francisco e Paraná (que é a bacia do Rio da Prata). Tanto para economia quanto para a população do próprio Centro-Oeste, mas também do Nordeste, as duas primeiras regiões hidrográficas possuem fundamental importância. Ainda vêm a preocupar o governo incêndios e a desenfreada produção de carvão.
O uso de máquinas na agropecuária é extremamente frequente na região Centro-Oeste. Ele vem crescendo intensamente, desde aproximadamente a década de 1970, quando o processo de urbanização se acentuou muito fortemente. Há cerca de 40 anos, a população rural constituía aproximadamente 60% dos habitantes. Atualmente, a população rural não passa de 12%. Mas não foi apenas o uso de máquinas que tirou os trabalhadores do campo, o desenvolvimento dos centros urbanos realmente desenvolveu excelentes atrativos aos trabalhadores rurais, consolidando esse êxodo rural. Importante também lembrar que, não apenas do campo, mas também de outros estados e outras regiões, cada vez mais imigrantes surgiam. Segundo o IBGE, o Centro-Oeste é a região que proporcionalmente recebe mais imigrantes, com aproximadamente 36% dos habitantes vindo de outras regiões.
Com essas grandes mudanças na distribuição populacional, surge uma necessidade de investimentos na parte de serviços e estrutura urbana para o estado. Esses, por sua vez, se mostram incapazes de proporcionar uma boa qualidade de vida para seus habitantes. O índice da qualidade de vida e os indicadores sociais, apontam que os moradores dessa região possuem piores condições do que as dos demais estados brasileiros. Brasília é de fato uma exceção nessa região por apresentar as melhores taxas de escolaridade e as maiores rendas per capita do país. O desenvolvimento tecnológico em termos de infraestrutura urbana se deu de forma mais acentuada, muito disso por Brasília ser a capital do país. As cidade-satélite de Brasília, entretanto, que foram originalmente em sua maioria moradias de candangos (nome pelo qual ficaram conhecidos os operários da construção da capital, na década de 1950), apresentam índices de condições e violência urbana tão ruins quanto os do Rio de Janeiro e São Paulo.



Cultura da região Centro-Oeste:
Há uma diversidade da cultura do Centro-Oeste brasileiro enorme, graças as contribuições dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Algumas das manifestações culturais típicas da região são: a cavalhada, em Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; a culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.
As cavalhadas, uma das manifestações típicas de Goiás, ocorrem na cidade de Pirinópolis, são apresentações representando uma luta medieval, entre Cristãos e Mouros, por homens montados a cavalo ao ar livre.

Uma manifestação típica do Mato Grosso é o cururu, que é uma dança com origem indígena, que homenageia alguns santos padroeiros de cidades do interior do estado. Os únicos participantes da festa são alguns homens, que dançam em círculos ao som de viola, de concho e reco-reco.

O Mato Grosso do Sul tem a cultura parecida com a do Mato Grosso, em relação às danças, manifestações, festas. Nelas, acontecem as quadrilhas, que fazem parte do folclore da região Centro-Oeste também. O polca-rock é um ritmo musical bem popular no Mato Grosso do Sul e é a mistura de alguns ritmos como: blues, folk, pop, metal, grunge, progressivo e jazz.
A música sertaneja é um movimento muito forte da região, bem como o forró, visto que tem uma grande porcentagem de nordestinos. O rock, axé, funk, forró, tecno brega, eletrônica são ritmos com grande destaque. No interior, é mais fácil se deparar com as modas de viola e duplas, músicas mais tranquilas.

Na capital, acontece o Brasília Music Festival, onde são apresentados artistas de dentro do país e do exterior também. No cartaz desse festival que ocorre em Brasília, tem um desenho no fundo que foi feito por um grande artista chamado Romero Britto, que é muito conhecido em todo o país e em todo mundo. Existe também o “Capital Fashion Week”, um grande evento de moda de Brasília e os festivais de cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário